Mostra de Cinema Chines

SOBRE

2023

Olá, seja bem vindo a Mostra de Cinema Chinês, promovida pelo Instituto CPFL todos os anos em setembro, mês de comemoração da cultura Chinesa no Brasil.

Este ano selecionamos 13 obras de alguns dos grandes mestres do Cinema Chinês para uma Mostra online e outra presencial.

Para a programação online, fizemos, mais uma vez, o trabalho de resgate histórico de obras antigas e icônicas da cinematografia chinesa. Celebrando o aniversário de 100 anos do cineasta Xie Jin, exibiremos duas de suas obras iniciais, “Jogadora de Basquete no5” e “Grande Li, Pequeno Li e Velho Li” – que serão, pela primeira vez, traduzidas para o português – além de outros três clássicos da 1a. e 2a. geração do Cinema Chinês, são eles o épico “A Longa Estrada”, de Sun Yu, a comédia “Viva a Senhora!”, de Sang Hu, e o terror “Sons na Meia-noite”, de Ma-Xu Weibang.

 

Os filmes que compõem essa Mostra estarão disponíveis em www.mostradecinemachines.com.br de 01 de setembro até 31 de outubro.

Já para a mostra presencial, que acontece na sala de exibições do Instituto CPFL, em Campinas, selecionamos 8 filmes da chamada 5a. geração do cinema chinês, com obras amplamente conhecidas e renomadas do final dos anos 90 e meados de 2000 e que merecem ser revistas em uma nova perspectiva. Destaque para as obras “Herói”, “Clã Das Adagas Voadoras” e “Nenhum a Menos” de Zhang Yimou, “Sons da Alma” de Chen Kaige e “Carteiro nas Montanhas” de Hou Jianqi. Para arrematar a programação, algumas pérolas: o premiado “Minha doce amarga Taiwan”, de Zheng Dongtian, “Meu 1919”, de Huang Jianzhong, e “A ferrovia nas nuvens”, de Feng Xiaoning, sobre a desafiadora construção da ferrovia que liga Pequim a Lhasa, no Tibet. As exibições presenciais acontecem de 18 a 29 de setembro no Auditório Umuarama, no Instituto CPFL, em Campinas, sempre às 19h.

A programação completa está em www.mostradecinemachines.com.br.

fundo sobre